domingo, 23 de dezembro de 2012

Vocês conhecem o TOC?

Vocês conhecem o TOC?

transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúdehigieneorganizaçãosimetriaperfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.



SOU OU  NÃO UM PORTADOR DE TOC?
Muitos pacientes com TOC só reconhecem sua condição ao ler ou ouvir na mídia algo sobre a
doença. Estudos demonstram há uma demora, em média, de mais de oito anos entre o aparecimento
dos sintomas do TOC até ele ser diagnosticado por algum profissional. Se você tem dúvida se é ou
não portador do TOC procure responder às perguntas a seguir:
< Preocupo-me demais com sujeira, germes, contaminação, pó ou doenças.
<Lavo as mãos a todo o momento ou de forma exagerada.
<Limpo ou lavo demasiadamente o piso, móveis, roupas ou objetos.
<Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.
<Não toco em certos objetos (corrimãos, trincos de portas, dinheiro, etc.) sem lavar as
mãos depois.
<Evito certos lugares (banheiros públicos, hospitais, cemitérios) por considerá-los 
pouco limpos ou achar que posso contrair doenças.
  <Verifico portas, janelas, o gás, mais do que o necessário;         
  <Verifico repetidamente o fogão, as torneiras, aparelhos elétricos, interruptores de luz
mesmo após desligá-los.
<Minha mente é invadida por pensamentos desagradáveis e impróprios, que me
causam aflição e que nem sempre consigo afastá-los.
<Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta
para ter certeza de que não vou errar.
<Preocupo-me demais com a ordem, o alinhamento ou simetria das coisas, e fico
aflito(a) quando estão fora do lugar.
<Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar, repetir certos números,
palavras ou frases). 
<Sou muito supersticioso com números, cores, datas ou lugares.
<Necessito  contar, repetir frases, palavras, enquanto estou fazendo coisas.
<Guardo coisas inúteis (jornais velhos, caixas vazias, sapatos ou roupas velhas) e
tenho muita dificuldade em desfazer-me delas.
 Se uma das respostas for positiva, é bem provável que você seja portador de TOC.

Ultimamente,ando me preocupando com alguns gestos que faço constantemente e que só depois de um certo tempo que me dei conta de que pode ser uma doença.Não tenho vergonha de falar,depois de um ano que resolvi falar com a família sobre o assunto.Andei pesquisando na internet sobre a doença e estou quase certa de que sou uma portadora de TOC. Vou ano que vem a um médico especializado ou simplesmente uma Psicologa  para confirmar a dúvida.

Espero que tenham gostado dessa nova ideia do post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!