quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Como Parar de se Preocupar e Começar a Viver


Como Parar de se Preocupar e Começar a Viver


Você se preocupa tanto que acaba se preocupando por estar preocupado demais? Leia este artigo e siga os passos listados. No final das contas, se você passa a vida se preocupando com o que vai acontecer amanhã, quando terá tempo para viver o hoje?...

Passos

  1. 1
    Viva o momento sempre que possível. A preocupação é algo que fazemos quando pensamos em coisas ruins que poderiam acontecer no futuro. Portanto, quanto menos você pensar no futuro, menos preocupação terá. No entanto, não é nada prático ficar sem pensar no futuro se você tem qualquer tipo de responsabilidade. Os próximos passos irão lidar com isso.

  2. 2
    Enfrente suas preocupações de forma rápida e direita. Assim, você pode antecipar os problemas e planejar algo sem ter que se preocupar. A chave é quando a preocupação vem em sua cabeça. Você deve imediatamente confrontá-la, resolvê-la de alguma forma e, feito isso, deixar de pensar nela. Digamos que você está preocupado com a existência de um incêndio em sua casa. Faça um plano para afontar essa situação e repita uma ou duas vezes por semana os passos que devem ser dados neste caso.
  3. 3
    Se uma preocupação vier em sua cabeça em uma hora inconveniente, escolha um momento posterior para cuidar dela. Se você começar a pensar se vai haver um incêndio em casa durante as férias escolares do seu filho, por exemplo, você pode simplesmente dizer a si mesmo: "Vou planejar isso às 10 da noite, quando as crianças estiverem na cama."
  4. 4
    Outra abordagem é fazer uma lista de todos os medos que lhe trazem preocupações. Analise-os um por um e faça planos.
  5. 5
    Siga em frente. Depois de desenvolver um plano razoável e se comprometer a seguí-lo, não há necessidade de manter essa preocupação. Deixe-a ir. O perigo de se preocupar é quando um cenário assustador persiste na sua cabeça. Claro, você sempre pode fazer mais, como antecipar todos os possíveis resultados e tomar todas as medidas possíveis para evitar a ocorrência de cada um dos resultados indesejados, mas com isso, você vai passar a vida tentando impedir que coisas ruins aconteçam, ao invés de apreciar as coisas boas que já estão acontecendo. E tudo isso sem que você seja capaz de evitar que cada uma dessas coisas ruins ocorram!
    • Talvez você precise aprender a ficar confortável com os riscos. Se você acha que já fez o suficiente para reduzir a chance de algo acontecer em, por exemplo, 85%, aceite que aquilo é bom o suficiente. Na vida, nunca há garantias de nada.
  6. 6
    Não recicle o passado. Muitas das preocupações que temos sobre o futuro são os temores de que o passado se repita.
  7. 7
    Pare de tentar salvar o mundo. Se você sente que impedir que as coisas ruins aconteçam é uma responsabilidade sua, você está se pressionando demais. Normalmente, chama-se isso de "complexo de herói"; talvez você o tenha. Você é apenas um ser humano; ter metas inalcançáveis só vai lhe causar dor e sofrimento.
  8. Dicas

    • Engaje-se em atividades para mantê-lo ocupado. Isso evitará que você se preocupe e será algo bom para você, desde que você não se torne dependente dessas atividades.
    • Mesmo que seja bom manter-se ocupado, você não deve enganar a si mesmo! Ser honesto consigo mesmo é necessário para viver melhor, para saber o que você realmente quer fazer e onde você realmente quer estar. Se você tem problemas, lide com eles e torne-os a sua prioridade. Assim que o peso mental das suas preocupações começar a se afastar de você, você começará a sentir alívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!